Advertisements
Anúncios
Vida Minimalista

20 dicas para simplificar sua vida em 2019

Desde que decidir viver uma vida minimalista, com mais simplicidade e desapegado, algumas mudanças foram necessárias e eu as pratico constantemente.

O ano de 2019 começou hoje e eu tenho uma proposta para te fazer: vamos juntas nessa jornada de desapego?

Vida digital

Dia 1 – Comece pela sua vida digital – organize seus e-mails , exclua, separe por pastas, veja os que valem a pena ser guardados. Tire algumas horas do seu dia e eu aconselho a ficar offline do mundo nesse período, para que não hajam distrações.

Dia 2 – Limpando as redes sociais – Você interage com todos os seus amigos ou só manda aquele feliz aniversário? Será que você precisa manter alguém nas suas redes sociais, só pelos números?  Para que você precisa ter na sua vida, pessoas que não agregam nenhum valor a ela? Será que você precisa estar em todos os grupos do Whatsapp? Desapega!

Dia 3 – Organizando o celular – aqui vale deletar o aplicativo que não usa, fotos eu não pretender postar ou guardar . Lembrando que você pode arquivá-las na nuvem (Google fotos, por exemplo) e isso economiza espaço no seu celular.

Dia 4 – Organizando bolsas, malas, carteiras e afins – tire tudo que tem guardado dentro desses acessórios. Provavelmente irá encontrar papéis velhos e tudo que foi guardado ou esquecido. Jogue fora ou separe para guardar no local correto.

Roupa íntima e acessórios

Dia 5 – Roupas íntimas – Separe tudo que estiver em mal estado para jogar fora e o que não servir, doe.

Dia 6 – Sapatos – limpe e separe os pares, verifique se algum pode ser consertado e leve ao sapateiro. Aqueles que machucarem seu pé ou não queira mais usar, doe ou venda. No mais, limpe o local onde ficam seus sapatos e retorne com o que sobrarem.

Dia 7 – Acessórios – Sabe aquele brinco que você adora, guarde ele. Mas na maioria das vezes, temos muitos acessórios mas usamos os mesmos sempre, portanto os separe e organize. Acessórios em ouro podem ser vendidos, as peças quebradas podem ir para o lixo e aquele não usados, podem ser doados. Desapegue.

Da 8 –  Produtos de beleza e higiene – separe tudo, organize os mesmos tipos de produtos juntos e depois verifique a validade de cada um. Jogue fora os vencidos e doe os que não vai usar.

Dia 9 – Roupas – Separar as roupas, limpar os armários, doar o que não serve mais. Fiz um post dando dicas sobre como fazer e se desapegar (clique aqui para ler).

Eletrônicos e escritório

Dia 10 – Você muitos CDs, DVDs de música e filmes? E vinil? Todos esses objetos, podem ter um valor sentimental muito grande, mas você pode colocar todos no seu computador, iTunes e carregar para onde quiser. Ou pode doar e vender. Desapegar deve ser algo feito aos poucos, porém se a for um motivo de mudança de casa e o seu espaço físico, for pequeno, você já tem a solução.

Dia 11 – Eletrônicos, cabos, baterias, pilhas usadas. Todos esses objetos podem e devem ser destinados a locais corretos, para não agredir o meio ambiente. Farei uma lista com locais com doação e descarte.

Dia 12 – Material de escritório e documentos – jogue fora as canetas que não escrevem mais, assim como aqueles cotocos de lápis, borrachas velhas. Separe os papéis para reciclagem. Os demais documentos que precisam ser guardados, devem ser separados, para serem organizados por datas, meses, anos, conforme você melhor compreender.

Dia 13 – Documentos e papéis importantes – contas, exames, recibos. Para aqueles que puderem ser digitalizados, recomendo, afinal hoje nosso maior contato com os órgãos do governo ou privados é pela internet. Assim ficará mais fácil o envio e arquivamento.

Dia 14 – Cadernos, agendas e diários – Não há necessidade de guardar aquela agenda de anos atrás ou o caderno da escola, faculdade, se não será mais usados, portanto separe para reciclagem. Diários ou papéis com valor sentimental, podem e devem ser guardados.

Dia 15 – Revistas,jornais e guias – nenhum desses objetos terá valor depois de lido ou que seja antigo, como os guias de saúde, que são atualizados nos sites de pesquisas a todo momento, mas o guia de papel não. Portanto separe para reciclagem.

Casa e cozinha

Dia 16 – Roupas de cama, mês e banho – Aqui vale lembrar que uma toalha pode virar pano de chão, um lençol pode se transformar em uma fronha e tudo que for possível ser aproveitado, deve ser feito. Mas, se está rasgado, puído ou sem condições de uso, jogue fora.

Dia 17 – Produtos de limpeza – Use luvas e máscara antes do descarte, verifique a validade e a recomendação descrita na embalagem, para o descarte.

Dia 18 – Panelas e frigideiras – verifique se estão descascadas ou com o cabo solto, separe e jogue fora.

Dia 19 – Itens duplicados – ninguém precisa de 2 espremedores de suco ou 5 facas para cortar pão. Portanto, separe e doe, desapegue. Mantenha só o que for útil e de uso constante. Não guarde pensando que você vai usar em alguma data especial, porque não vai.

Dia 20 –  Geladeira e despensa – aqui vale olhar a validade, se ainda é possível consumir ou congelar, para posterior consumo e ainda organizar e limpar sua despensa e geladeira.

Organizando sua vida e o espaço onde vive, serve não só para melhorar a energia da casa, como a sua também.

E viva o Minimalismo!

Advertisements
Anúncios

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: